quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril

Num Partido que defende os Direitos de Animais e Natureza não me ocorre melhor metáfora para a Liberdade que hoje, mais do que alguma vez nos últimos 38 anos, urge preservar do que o voo de uma Gaivota.

PAN — Liberdade para Todos! Pessoas, Animais e Natureza.



domingo, 15 de abril de 2012

O clima de Portugal nos séculos XX e XXI



Um estudo do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior prevê que o clima de Portugal (continental e insular) irá sofrer algumas alterações no futuro próximo.


Segundo os investigadores prevêm-se "aumentos sistemáticos da temperatura, que podem atingir 3 a 7 ºC no Verão, com aquecimento mais forte do interior Norte e Centro e um forte incremento da frequência e intensidade das ondas de calor. Nas ilhas, o aquecimento estimado é mais moderado, da ordem dos 1 a 2 ºC nos Açores e de 2 a 3 ºC na Madeira. No que se refere à precipitação, os diferentes cenários sugerem uma redução da precipitação anual no continente que pode atingir os 20 e 40% da precipitação actual, devida a uma redução da duração da estação chuvosa. Na Madeira, estima-se igualmente uma importante redução da precipitação anual, até cerca de 30%. Nos Açores prevêem-se alterações do ciclo anual da precipitação sem grande impacto nos valores totais".


Pode descarregar documento completo aqui.


Créditos:
2006 - O Clima de Portugal nos séculos XX e XXI”, in F.D Santos e P. Miranda (eds) Alterações climáticas em Portugal. Cenários Impactos e Medidas de Adaptação. Projecto SIAM II”, 47-113 pp. Gradiva.


Foto: IC592, Viana do Alentejo, por nmorao.