sábado, 12 de maio de 2012

Petição pela floresta amazónica

Está a decorrer no Avaaz uma petição dirigida a Dilma Rousseff, Presidente da República Federativa do Brasil, para que vete o novo código florestal. Segundo os ecologistas brasileiros, o novo código autoriza a desflorestação de uma área da amazónia igual á que foi disseminada nos últimos 50 anos, cerca de 220 000 km2 de floresta.
Além de perdoar proprietários que, no passado, procederam ao abate ilegal de árvores em grandes áreas das sua propriedades, o novo código prevê a possibilidade de destruir a floresta em zonas particularmente vulneráveis à erosão como os cumes de montanhas, encostas de elevado declive e zonas ribeirinhas. O novo código florestal foi aprovado pelo parlamento brasileiro devido a uma forte pressão do lobby dos agricultores.
A polémica estala quando a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber a cimeira Rio+20 e as pressões internacionais vão acentuar-se dentro em breve quando a Greenpeace, a Avaaz e a WWF convidarem os seus 22 milhões de apoiantes a assinarem a petição que, por ora, conta com mais de 1 milhão e 650 mil assinaturas.
As estatísticas indicam que cerca de 80% da populção brasileira se opõe ao novo código florestal, mas os donos das terras estão a ganhar poder político e económico e a fazer lobby junto dos políticos brasileiros.

Para assinar a petição clica aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário